Apostila Concurso Assistente em Administração | UFLA Universidade de Lavras - 2015

Apostila digital (PDF) ou impressa para o cargo de Assistente em Administração do concurso público de 2015 da  Universidade Federal de Lavras - UFLA, um lançamento da Editora Opção, que está há mais de duas décadas no mercado de materiais para concursos. 
Matérias:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Legislação
- Noções de Administração Pública
Na prova do concurso para Assistente em Administração da UFLA, no conteúdo Língua Portuguesa, será avaliada a capacidade de:
 Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros, redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes.
 Reconhecer opiniões, identificar informações explícitas e/ou não explícitas em um texto.
 Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto.
 Identificar e corrigir, em um texto dado, determinadas inadequações em relação à língua padrão.
 Inferir o sentido de palavras e/ou expressões a partir do contexto.
 Identificar objetivos discursivos do texto (informar, argumentar, relatar, expor, orientar, promover humor, etc.).
 Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto.
 Estabelecer relações de sentido entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes.
 Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor.
 Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente).
 Reconhecer e analisar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual.
 Reconhecer os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais.
 Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto.
 Identificar e empregar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.
 Compreender e produzir textos relacionados à esfera administrativa e que compõem o cotidiano das instituições públicas (tais como: ofícios, memorandos, atas, regimentos, circulares, e-mails profissionais etc.), considerando: estrutura, características de estilo e de linguagem, formalidade e formas de tratamentos mais adequados, estratégias de polidez etc.
Referências bibliográficas:
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2. ed., ampl. e atual. -. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2010. xi, 707 p.
CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005. FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
KOCH, I. G. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo : Contexto, 1998.
KOCH, I. G.; ELIAS, V. M. Ler e compreender:os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, I. G. Argumentação e linguagem. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MENDES, G. F.; FOSTER JÚNIOR, N. J. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2012.

Encontre apostilas para concursos públicos também no site da Editora Solução - Editora Opção - Editora Nova.

Prepare-se com antecedência para concursos públicos com os cursos on-line do IOB Concursos - Marcato (confira AQUI), umas das empresas mais conceituadas do ramo.