Apostila Concurso SAMU Feira de Santana - BA | Técnico em Enfermagem Etc - 2015


Apostila impressa para os cargos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem para Motolância do concurso público de 2015 do SAMU da Prefeitura de Feira de Santana - BA, um lançamento da Editora Nova, que está há mais de seis anos mercado de materiais para concursos. Confira também apostilas para os cargos de Assistente Administrativo, Motorista CNH "D" e Enfermeiro.
Conhecimentos Específicos previstos no edital do concurso para os cargos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem para Motolância:
Princípios gerais de biossegurança. Aspectos éticos e deontológicos do exercício da enfermagem. Sinais Vitais. Administração de medicamentos. Cuidados de enfermagem em emergências cardiovasculares: parada cardíaca (protocolo 2010), choque, síncope, isquemia, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão e arritmias. Cuidados de enfermagem em emergências respiratórias: insuficiência respiratória aguda, obstrução das vias aéreas superiores, pneumotórax, embolia pulmonar, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Cuidados de enfermagem em emergências metabólicas: emergências diabéticas, desequilíbrios ácido-básicos, insolação, hipotermia
e desequilíbrios hidroeletrolíticos. Cuidados de enfermagem em emergências ginecológicas e obstétricas: sangramento vaginal, gravidez ectópica, sangramento no terceiro trimestre, doença hipertensiva da gravidez, violência sexual. Cuidados de enfermagem em emergências psiquiátricas: paciente suicida, paciente violento e paciente depressivo. Cuidados de enfermagem em emergências pediátricas: crises convulsivas, crises asmáticas, obstrução das vias aéreas superiores e parada cardíaca. Cuidados de enfermagem no trauma: ABCDE do trauma, traumatismo múltiplo, traumatismo craniano, lesão na coluna espinhal, traumatismo torácico, traumatismo intra – abdominal, queimaduras, eletrocussão, ferimentos e afogamentos. Cinemática do trauma. Epidemiologia do trauma. Prevenção do trauma. Política Nacional de atenção às Urgências/Rede de atenção às Urgências.
A Seleção constará das fases abaixo discriminadas com suas respectivas etapas:
1ª Fase - constituída das seguintes etapas, todas de caráter eliminatório, de acordo com a natureza do cargo pleiteado na forma a seguir:
1ª Etapa: Prova escrita de múltipla escolha – para todos os cargos.
2ª Etapa:Teste de Direção Defensiva - para Motorista
3ªEtapa: Teste de Aptidão Física – para Enfermeiro, Médico Regulador e Intervencionista, Motorista, Técnico em Enfermagem.
4ª Etapa: Técnicas Básicas de Imobilização e Mobilização – Para Enfermeiro, Médico, Motorista, Técnico em Enfermagem.
5ª Etapa: Prática de Suporte Básico de Vida – Para Enfermeiro, Médico Regulador e Intervencionista, Motorista, Técnico em Enfermagem.
6ª Etapa: Prática de Suporte Avançado de Vida – Para Enfermeiro, Médico Regulador e Intervencionista.
2ª Fase – constituída da seguinte etapa de caráter apenas classificatório:
1ª Etapa: Prova de Títulos para os aprovados na 1ª fase conforme especificados no edital.
O prazo de validade da Seleção, para efeito de nomeação, será de 02 (dois) anos, a contar da data da
publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.