Apostila Concurso Banco do Nordeste - BNB Analista Bancário - PDF - 2014

Ver Apostila
Editora Opção
Ver Apostila
Editora Solução
O Banco do Nordeste - BNB deverá abrir um novo concurso público em 2014 para Analista Bancário e outros cargos da instituição e, como será um concurso muito concorrido, é importante que comecem a estudar já, através de livros, apostilas (grátis no final deste post), vídeos/aula, para largar na frente dos concorrentes.
Embora o prazo de validade do último concurso do Banco do Nordeste do Brasil S/A tenha sido prorrogado até 09/06/2014, o BNB pode abrir novo certame antes desta data, como faz normalmente o Banco do Brasil e a Caixa,  esclarecendo que os novos concursados somente podem ser nomeados após a expiração do prazo de validade do concurso atual.
Um bom ponto de partida para quem quer começar a estudar antes de sair o novo edital, o que recomento fortemente, é ler o conteúdo programático presente no último concurso do respectivo cargo, que consta no edital, o qual poderá ser acessado no endereço eletrônico http://www.bnb.gov.br.
Abaixo a parte de conhecimentos bancários para Analista Bancário previsto no edital de 2010 e, no final, links para apostilas sobre a matéria na Caixa e BB (estudar só o que consta no edital do BNB):
"SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL: instituições do Sistema Financeiro Nacional - tipos, finalidades e atuação. Banco Central do Brasil e Conselho Monetário Nacional - funções e atividades. Instituições Financeiras Oficiais Federais - papel e atuação. 1.4.2 OPERAÇÕES DE CRÉDITO BANCÁRIO: cadastro de pessoas físicas e jurídicas: a) tipos e constituição das pessoas; b) composição societária/acionária; c) forma de tributação; d) mandatos e procurações. Fundamentos do crédito: a) conceito de crédito; b) elementos do crédito; c) requisitos do crédito. Riscos da atividade bancária: a) de crédito; b) de mercado; c) operacional; d) sistêmico; e) de liquidez. Principais variáveis relacionadas ao risco de crédito: a) clientes; b) operação. Tipos de operações de crédito bancário (empréstimos, descontos, financiamentos e adiantamentos). Operações de Crédito Geral: a) crédito pessoal e crédito direto ao consumidor; b) desconto de duplicatas, notas promissórias e s pré-datados; c) contas garantidas; d) capital de giro. Operações de Crédito Especializado: a) Crédito Rural: i) conceito, beneficiários, preceitos e funções básicas; ii) finalidades: operações de investimento, custeio e comercialização; iii) Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): base legal, finalidades, beneficiários, destinação, condições. b) Crédito industrial, agroindustrial, para o comércio e para a prestação de serviços: conceito, finalidades (investimento fixo e capital de giro associado), beneficiários. Recursos utilizados na contratação de financiamentos: i) Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE): base legal, finalidades, regras, administração; ii) BNDES/FINAME: base legal, finalidade, regras, forma de atuação; iii) FAT: base legal, finalidades, regras, forma de atuação. Microfinanças: base legal, finalidade, forma de atuação. 1.4.3 SERVIÇOS BANCÁRIOS E FINANCEIROS: conta corrente: abertura, manutenção, encerramento, pagamento, devolução de s e cadastro de emitentes de s sem fundos (CCF). Depósitos à vista. Depósitos a prazo (CDB e RDB). Fundos de Investimentos. Caderneta de poupança. Títulos de capitalização. Planos de aposentadoria e de previdência privados. Seguros. Recebimentos e pagamentos. Serviço de Compensação de e Outros Papéis. Cobrança. Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 1.4.4 ASPECTOS JURÍDICOS: noções de direito aplicadas às operações de crédito: a) Sujeito e Objeto do Direito; b) Fato e ato jurídico; c) Contratos: conceito de contrato, requisitos dos contratos, classificação dos contratos; contratos nominados, contratos de compra e venda, empréstimo, sociedade, fiança, contratos formais e informais. Instrumentos de formalização das operações de crédito: a) contratos por instrumento público e particular; b) cédulas e notas de crédito. Garantias: a) Fidejussórias: fiança e aval; b) Reais: hipoteca e penhor; c) Alienação fiduciária de bens móveis. Títulos de Crédito - nota promissória, duplicata".
A seguir os links para as apostilas de conhecimentos bancários no Banco do Brasil e na Caixa. Acesse a Casa do Concurseiro e confira se há versões atualizadas e outros materiais.


  • Banco do Brasil 2013 - Bateria de Questões
  • Banco do Brasil 2013 NOVA – Conhecimentos Bancários 
  • Banco do Brasil 2013 – Conhecimentos Bancários
  • Banco do Brasil 2012 - Conhecimentos Bancários
  • Banco do Brasil 2011 - Conhecimentos Bancários
  • Caixa Econômica Federal 2012 – Conhecimentos Bancários
  • Caixa Econômica Federal 2012 - Questões Extras      

  •