Apostila Concurso Professor PEB-II SP - Sociologia - 2013

Ver Apostilas
A Editora Nova lançou apostila para o cargo de Professor Educação Básica  II - Sociologia e também para outras disciplinas do mesmo concurso público da SEE-SP 2013, com 59 mil vagas.
Professor Educação Básica  II – Sociologia
1. PERFIL 
O professor de sociologia deve reconhecer que a disciplina não envolve apenas o domínio da discussão sociológica contemporânea ou clássica, mas também, o cuidado e o respeito pelos conhecimentos e vivência dos alunos. Mais do que ser capaz de estabelecer com os jovens os debates mais atuais e sofisticados em Sociologia, o professor deve exercitar junto aos jovens a sensibilidade sociológica para a sua realidade mais próxima e para questões mais amplas da atualidade, por meio da discussão de temas consagrados das ciências sociais, oferecendo oportunidade de reflexão-ação para transformação de suas vivências. 
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 
COMPETÊNCIAS 
a) Contribuir para o estabelecimento da distinção entre o conhecimento de senso comum e o conhecimento científico, e explicitar a especificidade da tarefa do sociólogo enquanto cientista social. 
HABILIDADES 
a.1) Reconhecer a especificidade do conhecimento sociológico, enquanto forma de conhecimento científico que permite compreender e explicar a sociedade, segundo critérios metodológicos objetivos, esclarecendo a diferença entre senso comum e ciência, e considerando a distinção entre as principais correntes sociológicas e a compreensão do processo de nascimento e desenvolvimento da Sociologia. 
COMPETÊNCIAS 
b) Entender que o conhecimento sociológico é produzido a partir de uma postura diante dos fatos sociais, marcada pelo estranhamento e desnaturalização, compreendendo que os processos sociais influenciam e são influenciados pelo contexto econômico, político, histórico e cultural. 
HABILIDADES 
b.1) Fazer uso do significado antropológico do estranhamento como postura metodológica que orienta a prática científica, e com o objetivo de entender e explicar as razões de determinados fenômenos sociais, manter um certo distanciamento em relação à realidade social para compreendê-la, questionando-a e construindo atitudes diante dos fatos. 
b.2) Compreender a desnaturalização como a atitude de não tomar como naturais os acontecimentos, as explicações existentes a respeito da vida em sociedade, recusando os argumentos que “naturalizam” as ações e relações sociais. 
COMPETÊNCIAS c) Compreender que o ensino da Sociologia deve ter como objetivo desenvolver no aluno um olhar sociológico ou uma sensibilidade sociológica que lhe permita entender o seu lugar na sociedade e situar-se nela.
Concurso Público para Professor Educação Básica II,  do Quadro do Magistério da Secretaria de Estado da Educação, para as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial - Deficiências Auditiva, Física, Intelectual, Visual e Transtornos Globais do Desenvolvimento.