Apostila Concurso CFSd Soldado PMERJ 2013



Se você pretende se inscrever no concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), saia na frente e adquira a melhor apostila do mercado, elaborada pela Editora Solução, que possui 30 anos no mercado de materiais para concursos e elabora os melhores produtos nessa área. Clique AQUI para conhecer a apostila.

No site da PMERJ constam informações importantes  "sobre os exames do processo seletivo para ingresso no Curso de Formação de Soldados (CFSd)":

1. EXAME INTELECTUAL:
SOLDADOS - Elaborado pelo CRSP. Consta de uma prova de múltipla escolha, abrangendo questões das disciplinas de Língua portuguesa, História do Brasil, Geografia do Rio de Janeiro, Direitos Humanos, Sociologia, Noções de informática, Legislação de trânsito  e Redação, referentes ao conteúdo do Ensino Médio. Cabe ao CRSP: organizar, aplicar, corrigir e identificar as provas.
2. EXAME ANTROPOMÉTRICO: Visa verificar a estatura mínima exigida para ingresso na Corporação. Para mulheres a altura mínima é de 1,60m e para homens 1,65m, ambos regidos, respectivamente, pela Lei Estadual nº 1032, de 08 de agosto de 1986 e Lei Estadual nº 5630 de 29 de dezembro de 2009. Verifica também se o candidato possui o peso proporcional à altura auferido pela fórmula científica do Índice de Massa Corporal (IMC).

3. EXAME PSICOLÓGICO: Verifica se o candidato possui o perfil profissiográfico traçado pela instituição. É executado por oficiais psicólogos com experiência em vários concursos anteriores. Os dados são colhidos por testes psicológicos cientificamente validados e entrevista, os quais são analisados em conjunto.

4. EXAME MÉDICO: Verifica se o candidato possui condições de saúde para suportar a carga de trabalho a qual o Policial Militar é submetido. Consta de Exame Clínico, Ortopédico, Cirúrgico, Otorrinolaringológico com audiometria, Oftalmológico, Odontológico, neurológico e Laboratoriais.

5. EXAME FÍSICO: Visa aquilatar o vigor físico indispensável ao candidato para o exercício da profissão Policial Militar. Verifica se o candidato possui o preparo mínimo, a fim de iniciar o curso de Formação, onde se aprimorará.

6. EXAME PESQUISA SOCIAL E DOCUMENTAL: Fase do concurso de extrema importância visa o rastreamento de toda a vida do candidato para não permitir que se incluam pessoas perniciosas à instituição e à sociedade. Verifica-se nesta fase todos os antecedentes do candidato. É preenchido inventário pessoal e feita pesquisa de campo para verificar a vida do candidato na comunidade. A avaliação do candidato nesta fase depende da consulta a vários órgãos, portanto, independentemente da origem dos candidatos, sempre no interesse público a busca de dados nunca é discriminatória, não se levando em conta raça, classe social, religião ou local de moradia. O importante para pesquisa é a sanidade social do candidato.